Camila de Freitas Sikorski  

Formação

  • Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (2013)
  • Bacharel em Letras Tradução Português/Inglês (2011) pela UnB.

Atualmente, pesquiso sobre o Presente Histórico como uma estratégia oral na prosa do século V a.C., mais especificamente em Andócides. A pesquisa no mestrado me permitiu concluir que o Presente Histórico pode ser uma estratégia de autoinserção do narrador na narrativa, além de confirmar que o referido tempo pode reter as características aspectuais e fundamentais do tempo Presente, indicando que o Presente histórico era possivelmente utilizado de maneira mais livre do que os casos apresentados nas gramáticas e métodos tradicionais da língua grega.   

Participação em eventos (2013)

  • Oralidade em Sobre os Miatérios, de Andócides: um estudo sobre a mudança de tempo verbal. Comunicação apresentada no XIX Congresso da Sociedade/I Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos Clássicos - O Futuro do Passado (UnB). Brasília, julho de 2013. 
  • Oralidade em Andócides: um estudo sobre o presente narrativo. Comunicação apresentada no XVI Congresso Internacional de Humanidades. Palavra e cultura na América Latina: heranças e desafios. O poder da comunicação em contextos latino-americanos (UnB). Brasília, outubro de 2013. 
  • Oralidade em Andócides: um estudo sobre o Presente Narrativo.  Comunicação apresentada no Coloquio Internacional de Retórica y Filosofía (Pontificia Universidad Católica de Chile). Santiago, novembro de 2013. 
  • Presente histórico: uma marca de oralidade na prosa de Andócides., Comunicação apresentada no I Seminário RHETOR: Grupo de Estudos de Retórica e Oratória Grega (UnB). Brasília, dezembro de 2013. 

 Contato

 

 

Apoio
Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal
Universidade de Brasília