Leici Landherr Moreira

Formação

  • Graduanda em Letras -Português - UnB

Projeto de pesquisa

Tragédia e oratória na Atenas clássica: interfaces, confluências e delimitações

O presente projeto visa a analisar as relações entre a tragédia e a oratória áticas considerando-as não como gêneros literários, mas como gêneros discursivos. Neste sentido, as interfaces e confluências observáveis entre ambas decorrem menos de uma lógica de influências de um gênero sobre o outro do que do fato de estes dois gêneros produzirem textos pertencentes a um mesmo contexto sociocultural: a Atenas democrática do período clássico. As especificidades que delimitam cada um destes dois gêneros impõem, no entanto, objetivos e metodologias distintas para se investigar a recepção da oratória na tragédia e a recepção da tragédia na oratória. A estas especificidades genéricas, acrescente-se um imperativo decorrente do estado de transmissão dos corpora trágico e oratório: a maior parte da produção da poesia trágica que nos chegou data do século V a.C., ao passo que os discursos dos oradores áticos que nos foram transmitidos remontam sobretudo ao século IV a.C. Deste modo, no primeiro caso, busca-se verificar como repercussões da prática da eloquência pública, inerente ao funcionamento das instituições democráticas na Atenas clássica, pode ser observada nos textos da poesia trágica que nos chegaram, quer através de investigações semânticas possibilitadas sobretudo pela projeção das instituições políticas do presente democrático sobre o passado representado na cena trágica, quer através da identificação, nas falas dos personagens das tragédias, de figuras de linguagem e técnicas argumentativas explicitadas nas primeiras codificações gregas da arte retórica. No segundo caso, o da recepção da tragédia na oratória, a partir do levantamento de passagens da oratória ática em que se fazem referências, diretas ou indiretas, à poesia trágica, busca-se observar de que modo tais referências se inserem nas estratégias argumentativas dos oradores, bem como refletir sobre os significados e configurações do gênero trágico na democracia ateniense do séc. IV a.C, através de questões como: há diferenças no modo como são citados versos trágicos e versos pertencentes a outros gêneros poéticos? Qual a autoridade do poeta trágico na cidade dos oradores? Que estatutos e valores se atribuem aos personagens das tragédias nas arenas da eloquência ateniense do período clássico?

"A constituição de um vocabulário jurídico nos agones de Édipo em Colono"

 

Esta pesquisa pretende analisar a linguagem retórica, jurídica e política da tragédia, principalmente, as estratégias argumentativas e a constituição do vocabulário jurídico nas cenas de debate (agones) da tragédia “Édipo em Colono” de Sófocles. Pode-se afirmar que, na  pólis democrática, os tribunais e a assembleia são instituições análogas ao teatro, pois os três espaços públicos se inter-relacionam ao propiciar o desempenho de logoi. Dessa forma, tanto a linguagem jurídica e política quanto as artes da retórica são elementos fundamentais na construção da linguagem da tragédia, sobretudo, no agon. É nesse sentido, então, que a linguagem da tragédia pode contribuir para a discussão acerca da constituição de um vocabulário jurídico em formação na pólis democrática.

Contato

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Apoio
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Universidade de Brasília