11 a 13 de dezembro de 2013

12/11 a 11/12/13 (61) 3107-5917
www.unb.br/administracao/decanatos/ interfoco/cursos_inscriçoes_aberta.html

Inscrições para apresentação de comunicações: 28/10 a 30/11/2013
Enviar resumo com até 250 palavras.

Inscrições gratuitas para alunos da UnB (ouvintes)

Como a oratória de Demóstenes dialoga com a tragédia ateniense? Quais são as relações entre retórica e lei na democracia de Atenas? Que marcas de linguagem escrita ou oral podem ser verificadas na oratóriaateniensedosséculosVeIVa.C.? Oquese pode encontrar de teoria retórica na prática de oratóriadeDemósteneseAntifonte? Essaseoutras questões sobre a importância da oratória e retórica entre os gregos antigos serão abordadas no I Seminário do Grupo de Estudos de Retórica e Oratória (RHETOR), da Universidade de Brasília.

O evento prevê a inscrição de comunicações de pesquisadores externos ao Grupo e dedicados ao estudo da retórica e oratória grega. Serão bem-vindos trabalhos, em especial, sobre Demóstenes, sobre o estilo da oratória ateniense, sobre a relação entre oratória e democracia, aspectos teóricos da retórica e estudos pontuais sobre oradores áticos.

Quarta-feira 11 de Dezembro de 2013

Prof. Sandra L. R. Rocha (UnB), Coordenadora do RHETOR

Conferência 1

Rhetoric, Law, and Democracy in Classical Athens - Michael Gagarin (University of Texas, US)